Mãos na massa!

Arroz de Marisco


Arroz de marisco. Foto: Sal e Saudade



O Arroz de Marisco é um prato tradicional português que combina uma variedade de marisco,  tomate e arroz carolino, tudo cozinhado num saboroso caldo de marisco.


O Arroz de Marisco é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, tendo a sua origem na Praia da Vieira de Leiria, na região da Marinha Grande.

A Praia da Vieira é um lugar pertencente à vila e freguesia de Vieira de Leiria, Município da Marinha Grande, no distrito de Leiria.

A Vieira de Leiria é uma tradicional povoação de pescadores que ainda se dedicam à faina, saindo para o mar de manhã bem cedo para trazer os fresquíssimos ingredientes utilizados pelos restaurantes locais na preparação de especialidades gastronómicas como as caldeiradas e o arroz de marisco.

A Praia da Vieira é também uma agradável estância de veraneio, dotada de ótimas infraestruturas de apoio. O mar com ondulação bastante forte é ideal para a prática de surf.

O Arroz de Marisco, confecionado com lagosta, camarões, amêijoas, mexilhão e arroz carolino (tradicional português), e servido num tacho de barro retirado do lume ainda a fervilhar, foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.


INGREDIENTES:

500 g arroz carolino

Cebola picada Alho picados q.b. Azeite q.b Polpa de tomate q.b. Sal q.b. Piripíri q.b. Marisco previamente cozido: lagosta, camarão, amêijoa, mexilhão e patas de sapateira


PREPARAÇÃO:

1. Leva‑se um tacho de barro ao lume para fazer o refogado, utilizando um abundante fio de bom azeite, cebola e alho picados e polpa de tomate maduro.

2. Deixa‑se apurar o refogado e em seguida junta‑se-lhe a água que resultou da “abertura” das amêijoas (este é um detalhe importante), acrescentando‑se depois água corrente para obter a quantidade de líquido necessária.

3. Quando a água levantar fervura, junta‑se o arroz carolino e deixa‑se cozer para que ele absorva todos os sabores.

4. Em seguida, logo que o arroz esteja “meio cozido”, acrescenta‑se o marisco (que cozeu previamente em água temperada de sal e piripíri), mexe‑se para envolver e deixa‑se cozer mais um pouco.

Nota: Para decorar e dar mais sabor, salpique com salsa ou coentros frescos picados.


Bom proveito!

Receita adaptada: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais



Acompanhe as receitas 







DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS