Receita tradicional portuguesa: Folar da Páscoa
Em Portugal, o folar é tradicionalmente o pão da Páscoa.
A forma, o conteúdo e a confeção varia conforme a região, a aldeia e até mesmo a família.
O folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, é tradição no Domingo de Ramos os afilhados oferecerem flores ou ramos à madrinha de Batismo, e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhes um folar como retribuição.
Aqui mostramos uma receita clássica do Folar da Páscoa, algo que as famílias portuguesas não prescindem nesta época.
INGREDIENTES:
1 kg de farinha
250 g de margarina amolecida
100 g de açúcar
3 ovos cozidos + 3 ovos
3 dl de leite morno
11 g de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de erva-doce
1 colher chá de canela em pó
Ovo batido para pincelar
Farinha para polvilhar
PREPARAÇÃO:
1. Dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha na mesa, abra uma cavidade, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e a mistura do fermento, misture muito bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.
2. Deite novamente a massa em cima da mesa, retire e reserve 300 g de massa. Molde a restante em forma de bola, achate-a, coloque-a no tabuleiro do forno previamente untado com margarina, disponha os ovos cozidos por cima e pressione um pouco. Molde rolinhos com a massa que retirou e cubra os ovos (como na imagem). Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos.
3. Pincele toda a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.