Inicialmente foram apresentados 70 pratos, separados por categorias, que depois foram reduzidos a 21 finalistas.
As 7 Maravilhas da Gastronomia surgem na sequência da promoção do património histórico e natural de Portugal, através do programa das 7 Maravilhas de Portugal, em que os nomeados são votados pelo grande público.
O objetivo do certame foi o de divulgar e promover o património gastronómico nacional, tendo por base a gastronomia tradicional, refletindo a gastronomia das regiões que as representam bem como os componentes da boa mesa portuguesa.
1. Alheira de Mirandela
2. Queijo Serra da Estrela
3. Caldo Verde
4. Arroz de Marisco da Marinha Grande
Portugal é um país com uma forte ligação ao mar, o que se reflete na sua cozinha. Um perfeito exemplo desta conexão é o famoso Arroz de Marisco, um prato muito típico da gastronomia portuguesa que tem a sua origem na Praia da Vieira na região de Marinha Grande. Confecionado com camarões, lagosta, amêijoas e arroz carolino, o Arroz de Marisco é uma refeição perfeita para saborear à beira-mar.
Sugestão de preparação: Arroz de Marisco
5. Sardinha Assada de Setúbal
Embora a eleita tenha sido a Sardinha assada de Setúbal, a verdade é que a iguaria é consumida um pouco por todo o país. As sardinhas assadas na brasa são muito apreciadas pelos portugueses e por todos os turistas que visitam o país. Seja acompanhada com pão ou broa, a sardinha assada na brasa é um prato que não pode faltar à mesa durante o verão, sobretudo durante as Festas dos Santos Populares portugueses.
Sugestão de preparação: Sardinhas assadas
6. Leitão da Bairrada
A Bairrada é uma região da Beira Litoral que se estende entre Águeda e Coimbra até às praias do litoral atlântico português. É sobretudo famosa pelos seus vinhos brancos e espumantes e também pelo prato de leitão assado conhecido como Leitão à Bairrada ou à Mealhada
O Leitão da Bairrada é confecionado por diversos restaurantes especializados que todos os anos atraem milhares de apreciadores de leitão a esta região. A qualidade desta carne está relacionada com a raça do leitão, mas também com a forma como é confecionado. O tempero utilizado e a forma como assa lentamente no espeto, num forno a lenha, conferem ao Leitão da Bairrada um sabor único e delicioso.
7. Pastel de Belém
É um dos principais símbolos do país e uma das maiores referências da doçaria e gastronomia portuguesa.
Estes pastéis doces começaram a ser fabricados em 1837, em Belém, na cidade de Lisboa, de acordo com uma receita secreta do Mosteiro dos Jerónimos. Uma receita que até hoje se mantém e que apenas é conhecida pelos mestres pasteleiros da Fábrica Pastelaria Pastéis de Belém, o único local onde são confecionados os originais e deliciosos pastéis de Belém.
Há pessoas que os confundem com os pastéis de nata, cujos principais ingredientes são: gemas de ovos, açúcar e natas.
Notas:
As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 finalistas escolhidas por um painel de especialistas, que selecionou três pratos pelas categorias de entradas - pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela, sopas - açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra, marisco - amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas, peixe - bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada, carne - chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto, caça - coelho à caçador, coelho à Porto Santo à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha - e doces - pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.
Imagem/logotipo das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa