MAIS EM DESTAQUE

Pastéis de Santo António

 


Os “Pastéis Santo António” representam uma espécie de "ex-libris" culinário da freguesia de Pernes no Concelho de Santarém.

Remetendo-se a sua origem para uma tradição conventual, a receita foi perdida no tempo, por motivo desconhecido, tendo sido retomada na década de 1950.

Em Pernes, no ano 1753, nascia o Convento das Congregadas da Senhora de Sant’ Ana,  encerrando em 1845. É possível que as monjas clarissas aí instaladas, com habilidades especiais para os doces, tivessem criado estes pastéis e dedicado a Santo António, pois existia em Pernes uma devoção especial a Santo António, disso prova a capela em sua honra que apresenta, no alto da porta, a data de 1585.

O seu consumo não tem uma época específica, sendo confecionado ao longo de todo o ano. A importância dada pela população aos “Pastéis Santo António”, contribuiu para aumentar o seu valor enquanto símbolo da localidade de Pernes.

A Junta de Freguesia de Pernes, registou a marca nacional em Dezembro de 2012, pretendendo assim preservar um património cultural, e o papel que a culinária tem na construção da identidade de Pernes e dos Pernenses.


INGREDIENTES

(+- 20 pastéis)

Creme:

500 gr de açúcar

125 gr de pão duro

0,5 l de leite

6 gemas de ovo

4 dl de água


Massa:

250 gr de farinha

50 gr de manteiga

50 gr de açúcar

2 ovos inteiros


PREPARAÇÃO
Para o creme:
Põem-se a água ao lume com açúcar e faz-se um ponto fraco (de espadana). 
Ferve-se o leite para escaldar o pão e passa-se pelo passe-vite fino para se desfazer bem.
Junta-se o açúcar em ponto e por fim misturam-se as gemas dos ovos, com cuidado para não talharem. Leva-se novamente ao lume e quando levantar uma bolha ou duas está pronto.

Para a massa:
Preparar a massa, amassando à mão, todos os ingredientes. 
Esticar com o rolo, numa superfície enfarinhada, até obter uma massa fina. Cortar com um copo (por exemplo), pequenas rodelas, com cerca de 8cm de diâmetro e forrar pequenas formas de queques.
Enchem-se com o creme. Cozem em forno médio, até os pastéis ficarem douradinhos. (190⁰C 25/30 minutos. Rende +-20 pastéis)
Nota: Esta receita é uma marca registada da Freguesia de Pernes, em Santarém.



Acompanhe as receitas 






DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS