Javali no Pote com Castanhas
A carne de javali partilha espaço com as castanhas em algumas das receitas de Trás-os-Montes.
Durante as montarias realizadas na época de caça, que resultavam em grandes convívios comunitários em muitas aldeias transmontanas, particularmente nos concelhos de Vinhais e Bragança, a tradição ditava que pelo menos um javali resultante da caçada fosse partilhado pela população numa refeição confecionada no tradicional pote transmontano, ou panela à portuguesa (panela de ferro com três pés).
Assim se apurou um dos pratos mais característicos de Trás-os-Montes, que se pode degustar durante a época de caça em muitos restaurantes da região.
INGREDIENTES:
2 kg de javali;
3 dl de azeite;
3 cebolas médias;
7 dentes de alho;
5 folhas de louro;
½ l de vinho branco, mais o necessário para a marinada;
3 malaguetas;
colorau q.b.;
1 copo de vinho tinto;
1 copo de aguardente;
1 ramo de salsa;
500 g de castanhas;
Sal q.b.
1. O tempero é feito 24 horas antes da preparação do javali no pote. Corte o javali em pedaços e coloque-o a marinar com sal, alho (quatro dentes), louro e vinho branco, em quantidade suficiente para que a carne fique totalmente coberta. Reserve em local fresco.
2. No dia seguinte começa a ser preparado o javali. Colocar o pote de ferro ao lume com azeite, cebolas e alhos picados. Deixar refogar até a cebola e o alho ficarem macios.
3. Adicionar o javali depois de escorrido do tempero. Já com a carne no pote, juntar o vinho branco e tinto, a aguardente, o colorau, as malaguetas e o ramo de salsa. Deixe cozinhar em lume brando até que a carne se apresente tenra, o que demora entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas e ir retificando os temperos.
4. À parte cozem-se as castanhas temperadas com sal. Descascam-se e reservam-se. Depois de o javali estar guisado, juntam-se as castanhas e envolve-se. Retirar do lume passados 2 minutos. Servir o javali com castanhas, acompanhado de batata cozida e grelos.
Nota: para facilitar a receita poderá usar castanhas congeladas.
Bom apetite!