O Pica no Chão é um prato identitário da gastronomia minhota. É um arroz de cabidela, mas é conhecido popularmente como arroz de pica no chão.
O Pica no Chão é um prato tradicional e emblemático de Arcos de Valdevez, no alto Minho, que "tem como essência o frango caseiro ou do campo, alimentado a milho e verduras, em espaço livre, para puder “picar” no chão".
O frango é cozinhado lentamente, aromatizado com sal e especiarias, quando cozinhado é acrescentado o arroz e no fim o sangue da ave. Este prato identifica-se ainda pelo paladar forte com aroma avinagrado.
INGREDIENTES:
Frango ou galo; cebolas; alhos; salsa; sal; pimenta; vinho verde tinto; sangue do galo; vinagre; azeite; arroz carolino.
PREPARAÇÃO:
Aproveitar o sangue no momento da matança do galo, ao qual é necessário adicionar um pouco de vinho tinto e umas gotas de vinagre para que o sangue não coalhe. Limpar bem o galo, desmanchar e separar os miúdos.
Preparar um estrugido e colocar o galo em pedaços a estufar, adicionar os miúdos do galo, o sal, a pimenta, o alho, a salsa e deixar estufar. Quando a carne estiver pronta retirar da panela juntamente com os miúdos do galo.
Coar a calda, adicionar água, deixar levantar fervura e depois introduzir o arroz. Quando o arroz estiver a ficar pronto acrescentar o sangue, a gosto, o arroz deve ficar com o tom escurinho. De seguida introduzir o galo e adicionar mais um pouco de vinagre a gosto.
Dispor os miúdos por cima do arroz para compor o prato.
NOTAS E DICAS:
. Como alternativa ao sangue do galo, consulte o seu talho, lá poderá encontrar pacotes de sangue já embalados.
. O caldo deverá ser na proporção de 3/1 para a cozedura do arroz. Ou seja 3 partes de caldo para 1 de arroz. O arroz deverá ficar caldoso (malandrinho).
. Pode servir o galo separado numa travessa a parte.
Bom proveito!
