Fazer e degustar!

Carapaus alimados à algarvia



Uma iguaria típica da cultura gastronómica do Algarve, com destaque em Lagos.


Carapaus à algarvia. Câmara Municipal de Lagos

Lagos, situada no Algarve no sul de Portugal, é uma localidade ligada ao mar onde se pode encontrar o peixe fresco e o marisco que satisfaz os mais exigentes visitantes.

À beira mar, nada melhor do que provar alguns dos deliciosos petiscos típicos como os carapaus alimados, as amêijoas à «bulhão pato», pratinhos de perceves, lascas de ovas secas (de pescada, polvo ou atum), nacos de polvo, de moreia ou de lula secos ao sol e assados em fogareiro ou o biqueirão envinagrado. A sardinha assada é rainha em qualquer restaurante de Lagos.


Os carapaus alimados à algarvia são um prato que consiste em carapaus cozidos, limpos (processo conhecido como "alimar") e temperados com azeite, vinagre, alho e salsa. 

É frequentemente servido como petisco ou prato principal, especialmente durante os meses de verão, e é tipicamente acompanhado por batatas cozidas e salada. 

A receita tradicional envolve salgar os carapaus, cozê-los rapidamente e depois remover a pele e as espinhas, antes de os temperar e servir.


Carapaus alimados à algarvia

INGREDIENTES:

  • Carapaus de tamanho médio;

  • batatas pequenas;

  • cebolas médias;

  • dentes de alho;

  • um molho de salsa;

  • orégãos q.b.;

  • azeite e vinagre q.b.;

  • sal q.b.


PREPARAÇÃO:

No dia anterior: Amanha-se o peixe, tirando as tripas e removendo a cabeça, salgando-os de seguida (Passe-os bem por água e disponha num alguidar em camadas alternadas com sal). Deixam-se ficar assim, de um dia para o outro.

No dia de apreciar: Cozem-se os carapaus. Depois de cozidos, remove-se a pele com cuidado para não se partirem.

Colocam-se então os carapaus numa travessa de servir, temperam-se com azeite e vinagre a gosto e cobrem-se com rodelas de cebolas, alho picado e salsa picada.

Pode ser servido quente ou bastante frio.

Para acompanhar: Batatas cozidas (coza as batatas com pele, tire-lhes a pele após a cozedura e corte em quartos, tempere a gosto com azeite e vinagre, cobrindo-as com alho picado e orégãos). Também pode acompanhar com uma salada.


Bom Apetite!



Acompanhe as receitas 







DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS