
Trata-se de uma receita da doçaria conventual portuguesa. A receita de Sericaia é conhecida pela sua textura fofa e agradável. Embora não exista consenso quanto à sua origem, os conventos de Elvas e de Vila Viçosa reclamam a sua origem. É apreciada sobretudo na época do Natal.
INGREDIENTES:
200 g de açúcar
75 g de farinha sem fermento
6 ovos m
500 ml de leite gordo
1 casca de limão
1 pau de canela
Sal q.b.
Manteiga para untar
Canela em pó para polvilhar
PREPARAÇÃO:
1. Ligue o forno a 200ºc. Unte um prato fundo de barro (com cerca de 30 cm de diâmetro) com manteiga.
2. Leve ao lume um tacho com o leite, a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver, por cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
3. Numa tigela grande, misture as gemas com o açúcar e a farinha. Sem parar de mexer, junte o leite arrefecido, previamente coado.
4. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e envolva-as no preparado anterior.
5. Coloque o preparado no prato de barro. O preparado é deitado às colheradas no prato de ir ao forno, alternando cada colherada disposta transversalmente no prato com outra colocada no sentido longitudinal (a sericaia coze em forno bem quente para abrir fendas). Polvilhe com canela em pó.
6. Leve a sericaia ao forno bem quente, durante cerca de 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito). Quando cozido, retire do forno e deixe arrefecer.
7. Sirva a sericaia morna ou fria. Acompanhe com Ameixas d'Elvas em calda a gosto.
NOTAS E DICAS:
. O preparado da sericaia é deitado às colheradas no prato de ir ao forno, que vai a cozer em forno bem quente para abrir fendas. Outra sugestão: Deite uma porção do preparado no centro do prato de ir ao forno, e depois colheradas do preparado em redor.
.. Faça o teste do palito para verificar a cozedura.
... Ameixas de Elvas - são ameixas confitadas em calda doce.
Bom proveito!