Pudim Abade de Priscos


O Pudim Abade Priscos é um doce de ovos de origem conventual com uma textura cremosa e doçura inigualável.

Criado pelo Padre Manuel Joaquim Machado Rebelo no século XIX, este doce é um ícone da doçura portuguesa


Pudim Abade de Priscos. Foto Rvilaverde, CC BY 4.0


O Pudim do Abade de Priscos foi uma das poucas receitas divulgadas pelo Abade de Priscos de Braga, do antigo Convento dos Congregados. 

O Abade de Priscos, Manoel Joaquim Machado Rebelo, nasceu em Turiz - Vila Verde em 1834 e faleceu em Vila Verde em 1930. Estudou no Seminário Arquidiocesano de Braga e ordenou-se sacerdote em 1861. Foi então nomeado pároco de Cunha (Arentim), de Bastuço (Barcelos), de Ruilhe (Braga) e, finalmente, de Priscos, desde 1883, até à sua morte.

O Abade de Prisco era famoso pelos seus dotes culinários e costumava presentear as pessoas mais próximas com deliciosos pratos, chegando a cozinhar para o rei de Portugal D. Luís.

O Pudim Abade de Priscos caraterizado pelos seus doces ingredientes, entre eles, o açúcar, vinho do Porto e muitas gemas de ovo, mas engane-se quem pensa que o segredo acaba na grande quantidade de açúcar – a chave do sucesso do Pudim Abade de Priscos centra-se no pedaço de toucinho de porco que tornam a sua confeção única.


INGREDIENTES:

  • 500 g de açúcar

  • 50 g de toucinho fresco de porco

  • 15 gemas

  • 20 ml de Vinho do Porto

  • 1 casca de limão

  • 1 pau de canela

  • Caramelo líquido q. b.


PREPARAÇÃO:

1. Preparar a calda de açúcar: Leve ao lume um tacho com 500 ml de água, o toucinho, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixe ferver, até atingir ponto de fio e, depois, passe por um passador de rede. Deixe arrefecer um pouco.

2. Coloque as gemas numa tigela e adicione a calda de açúcar, aos poucos e mexendo sempre. Por fim, junte o vinho do Porto.

3. Barre uma forma com caramelo. Deite o preparado na forma.

4. Tape bem e coza em banho-maria, em forno pré-aquecido a 180ºc, durante mais ou menos 45 minutos.

5. Retire, deixe arrefecer completamente antes de servir.

Bom proveito!


Acompanhe as receitas 







DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS