EM FOCO

Natas do Céu

 



As Natas do Céu são uma sobremesa muito apreciada em Portugal. É feita em camadas de bolacha ou biscoitos e chantilly, terminando com doce de ovos.

INGREDIENTES:

Para 6 porções

  • 6 ovos

  • 130 g de açúcar

  • 1 casca de limão (uma tira)

  • 1 pau de canela

  • 200 ml de natas para bater (frias)

  • 40 g de açúcar + 80 g de açúcar

  • 200 g de bolacha maria ralada finamente



PREPARAÇÃO:


Doce de ovos:

1. Separe as claras e as gemas. Bata as gemas com um garfo.

2. Num tacho pequeno, leve ao lume 120 ml de água, 130 g de açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Deixe levantar fervura sem mexer e depois de ferver deixe fervilhar por 5 minutos.

3. Após a fervura retire a casca e o pau de canela e deixe arrefecer um pouco. À calda de açúcar morna, adicione as gemas e envolva bem.

4. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar em lume brando, mexendo continuamente até que as gemas engrossem, mas sem ferver. Desligue o lume e continue a mexer por mais 2 minutos. Deixe arrefecer.

Creme branco:

5. Bata as natas até ficarem com estrutura, adicionando aos poucos os 40 g de açúcar, até obter chantilly.

6. Bata as claras até levantarem espuma e vá adicionando os 80 g de açúcar aos poucos, sem parar de bater, até obter um castelo firme. Com uma espátula envolva as claras nas natas até obter um preparado homogéneo.

Montagem:

7. Em taças, coloque camadas alternadas de bolacha maria e preparado de natas, alisando as camadas com a ajuda de uma espátula. A última camada deverá ser de creme de natas.

8. Por fim, divida o doce de ovos por cada taça e coloque no frio, pelo menos por 2 horas, antes de servir. Para decorar pode usar amêndoas picadas.

Bom proveito!


Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque