Fazer e degustar!

Polvo à Lagareiro com Batatas a Murro




O Polvo à Lagareiro é um dos pratos mais populares da gastronomia portuguesa. 

A receita do Polvo à Lagareiro (tal como o Bacalhau) é assado no forno e regado com bastante azeite, depois de cozido.

O nome "à lagareiro" vem da expressão que designa a pessoa que trabalha em um lagar, onde se produz azeite, e é usado para o prato devido à grande quantidade de azeite usada para regar o polvo e as batatas.

A sua origem é tipicamente portuguesa e remonta à tradição de assar ingredientes simples e regá-los com azeite, uma herança do bacalhau à lagareiro, sendo o polvo uma variação deste.

Pensa-se que esta forma de confecionar o bacalhau e o polvo tenha origem nas regiões das Beiras e de Trás-os-Montes, por serem regiões de grande produção de azeite. É consumido durante todo o ano, e não pode faltar na mesa de alguns portugueses principalmente na época de Natal.


INGREDIENTES:

(4 pessoas)
  • 1 polvo (1,5 kg)
  • 250 ml de azeite
  • dentes de alho q.b.
  • 1 cebola
  • sal q.b.
  • 1 kg batatas pequenas para assar
  • 2 folhas de louro
  • pimenta branca q.b.
  • salsa q.b.

PREPARAÇÃO:


1. Pré-aquecer o forno a 160ºC.

2. Para preparar a receita de polvo à lagareiro, comece por cozer o polvo. Pode cozer na panela de pressão durante + ou - 20 minutos ou cozer em panela tradicional durante cerca de 40 minutos a 1 hora, sem sal. 

Aqui descrevo a receita do polvo cozido de forma tradicional: coloque o polvo numa panela grande com 5 litros de água,  5 ml de azeite, alguns dentes de alho e uma cebola com casca e cozer durante 40 minutos até que fique tenro. Verifique espetando com um garfo nos tentáculos mais grossos. Tempere com uma pitada de sal e deixe arrefecer na própria água.

3. Enquanto o polvo coze, lave as batatas e coloque-as inteiras num tabuleiro. Envolva as batatas em sal e leve a assar no forno a 160ºC graus durante 35 minutos. Desta forma iremos simular as batatas assadas nas brasas de uma lareira. 

4. Depois de assadas, sacuda bem o sal das batatas, dê uma pequena pancada em cada uma delas para as esmagar um pouco, tendo o cuidado de não as desfazer. Coloque as batatas numa travessa ou tabuleiro de servir que possa ir ao forno.

5. Depois do polvo cozido, separe a cabeça dos tentáculos e disponha na travessa com as batatas já assadas.

6. Aumente a temperatura do forno até 180ºC.  Regue o polvo e as batatas com azeite, distribuir os dentes de alho laminados ou esmagados, as folhas de louro e tempere com um pouco de pimenta branca.

7. Leve ao forno durante alguns minutos e quando o polvo estiver bem dourado, será quando fique pronto.

8. Polvilhe a travessa com salsa picada e servia o polvo bem quentinho.

Bom proveito!



Acompanhe as receitas 







DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS