EM FOCO

Pescada à Poveira

 


Pescada à Poveira - prato típico de Póvoa de Varzim.

A pescada era uma das principais capturas dos pescadores poveiros, sendo conhecida pela “pescada da Póvoa”. Havia mesmo embarcações especializadas neste tipo de pesca – a Lancha Poveira do Alto. Os vegetais provinham da fértil zona envolvente, sendo famosas as “batatas da localidade de Aver-o-Mar”.


INGREDIENTES:


Postas de pescada de boa qualidade; Batatas; Cenouras; Couves Lombarda; Ovos; Cebolas; Azeite; Vinagre; Sal e Pimenta.

(as quantidades variam em função do nº de refeições pretendido)


PREPARAÇÃO:


Numa panela com água e sal cozem-se as batatas, os ovos, as cenouras, a couve lombarda e as postas de pescada. Entretanto prepara-se o molho:

Molho

Num tacho deita-se uma boa quantidade azeite, leva-se ao lume e quando este estiver a ferver colocam-se as cebolas cortadas aos quadrados (cubos). Mantém-se no fogão um pouco mais, as cebolas devem ficar rijinhas, nunca queimadas. Retira-se o tacho do lume e só então se coloca o vinagre, o colorau, um pouco de sal e de pimenta.

Apresentação do prato

Dispõe-se num grande prato de barro, as batatas, os legumes, os ovos cozidos e a pescada e rega-se abundantemente com o molho. Cobre-se o cozido com outro prato de barro do mesmo diâmetro e embrulha-se num lenço ao qual se atam as pontas em cruz.



Bom proveito!

Fonte: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim


Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque