A Sopa da pedra é uma sopa típica portuguesa, em particular da cidade de Almeirim, situada no distrito de Santarém, no coração da região do Ribatejo, considerada a capital da sopa da pedra.
![]() |
Sopa da Pedra, Confraria G. Almeirim |
A “Sopa da Pedra de Almeirim” é uma especialidade cozinhada à base de vegetais, nomeadamente feijão e batata, e de carne de porco (chispes, faceira, toucinho e enchidos). O tempo de preparação ronda as 3 horas, a que se soma um período de descanso mínimo de 30 minutos antes de servir.
A "Sopa da Pedra de Almeirim" apresenta-se como um caldo grosso e irregular devido à presença de ingredientes como o feijão, a batata e os enchidos. Estas características físicas são responsáveis pelo nome de batismo deste prato, visto que faz lembrar as pedras que calcetam as ruas mais antigas de Almeirim.
PREPARAÇÃO
Receita mais usual desta sopa
INGREDIENTES:
- 2,5 l de água
- 1 kg de feijão vermelho
- 1 orelha de porco
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue (morcela)
- 200 g de toucinho
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 700g de batatas
- 1 molho de coentros
- Sal, louro e pimenta a gosto
Ponha o feijão a demolhar de um dia para o outro. De véspera, escalde e raspe a orelha de porco de modo a ficar bem limpa.
No próprio dia, leve o feijão a cozer em água, juntamente com a orelha, os enchidos, o toucinho, as cebolas, os dentes de alho e o louro. Tempere de sal e pimenta. Junte mais água, se for necessário.
Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos, tire-os do lume e corte-os em bocados.
Adicione à panela, as batatas, cortadas em cubinhos e os coentros bem picados.
Deixe ferver lentamente até a batata estar cozida. Tire a panela do lume e introduza as carnes previamente cortadas.
Nota: No fundo da terrina onde vai servir a sopa, coloque uma pedra bem lavada e suficientemente grande para não passar despercebida!
Fonte: CM de Almeirim e Confraria Gastronómica de Almeirim.
A Sopa da Pedra de Almeirim com história
A “Sopa da Pedra de Almeirim” resulta do método tradicional de confeção deste prato regional, típico de Almeirim. Trata-se de uma sopa rural, farta e nutritiva para fazer frente à dureza dos trabalhos no campo, que é parte do receituário tradicional desta região.
De vocação agrícola e população modesta, o Ribatejo é rico em caldos confecionados a partir de ingredientes cultivados para a subsistência das famílias, como a batata e o feijão, e dos enchidos e das carnes do porco.
Além do processo típico de cozedura pelo qual passa, ao natural sem refogado, a Sopa da Pedra de Almeirim, distingue-se também pela utilização, de produtos do Ribatejo.
A "Sopa da Pedra de Almeirim" é um caldo grosso de cor castanho-avermelhada e irregular devido à presença de ingredientes como o feijão, a batata e os enchidos, que são responsáveis pelo nome de batismo deste prato, visto que faz lembrar as pedras que calcetam as ruas da zona histórica de Almeirim.
Conhecer a tradição
Sendo uma sopa típica de Almeirim há vários séculos, a divulgação comercial deste prato enquanto “Sopa da Pedra de Almeirim”, acontece a partir de 1960, pelo restaurante “O Toucinho”.
Esta sopa passou a ser o cartão de visita desta cidade ribatejana. Anualmente, é organizado o “Festival da Sopa da Pedra” no último fim de semana de agosto. Com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, este evento é promovido pela Confraria Gastronómica de Almeirim, que nasceu com a missão de divulgar o cardápio típico deste concelho, em especial a “Sopa da Pedra de Almeirim”.
Festival da Sopa da Pedra
Site: https://www.facebook.com/festivalsopadapedra
Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra
Site: https://www.facebook.com/sopadapedraassociacaoalmeirim
Restaurantes de Almeirim
Divulgação feita pelo Município de Almeirim em https://www.cm-almeirim.pt/conhecer-almeirim/gastronomia/item/208-restaurantes