EM FOCO

Gantois de avelãs e framboesas

 



Um gantois é um bolo feito de camadas de bolachas barradas com chantilly, guarnecidas com frutos frescos, e cuja superfície é sempre enfeitada com caramelo. As framboesas que entram na composição desta receita podem ser substituídas por pêssegos.


INGREDIENTES:


  • 120 g de avelãs descascadas

  • 125 g de farinha

  • 60 g de açúcar

  • 90 g de manteiga ou margarina

  • 500 g de framboesas ou 6 a 8 pêssegos

  • 2,5 dl de natas (creme de leite) batidas com açúcar (chantilly)

 

CARAMELO

  • 100 g de açúcar

  • pingos de sumo de limão.

.

 

PREPARAÇÃO

 

1. Coloque as avelãs numa grelha e leve-as ao lume brando, agitando-as de vez em quando, até alourarem. Esfregue-as num pano, coloque-as num passador e pele-as. Pese um quarto das avelãs e pique-as grosseiramente e reserve para a decoração. Passe as restantes pela trituradora e triture-as finamente.


2. Peneire a farinha para uma tigela e junte as avelãs raladas e o açúcar.

Adicione a manteiga em bocadinhos e trabalhe estes ingredientes com a ponta dos dedos, de modo a obter uma espécie de areia. Amasse depois rapidamente, até formar uma massa. Leve ao frigorífico durante 30 minutos ou até a massa estar bem firme.


3. Entretanto, arranje e lave as framboesas ou descasque os pêssegos e corte-os em fatias.


4. Molde a massa com ajuda do rolo e divida-a em 4 partes iguais. Estenda cada bocado com o rolo polvilhado com farinha, de modo a obter 4 rodelas com cerca de 20 cm de diâmetro.

Coloque com cuidado as rodelas num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Leve a cozer em forno quente (180º) durante 15 minutos, ou até as "bolachas" alourarem. Depois coloque-as numa grelha para arrefecerem.


5. Dissolva o açúcar para o caramelo em 4 colheres (de sopa) de água e leve a lume brando. Quando o açúcar começar a alourar, junte uns pingos de sumo de limão e aumente o lume.. Deixe o açúcar caramelizar sem mexer.


6. Deite o caramelo sobre uma das "bolachas" e espalhe-o com a ajuda de uma faca untada com óleo. Polvilhe os bordos da bolacha com as avelãs picadas (reservadas anteriormente).


7. Introduza um garfo no restante caramelo e puxe, de modo a obter uns fios. Espalhe estes fios sobre a bolacha. Se necessário, leve o caramelo a amolecer em banho-maria. Disponha as framboesas ou fatias de pêssego, em flor, no centro da bolacha.


8. Bata as natas bem geladas com um pouco de açúcar até formar chantilly. Espalhe o chantilly pelas restantes 3 bolachas e por cima disponha das framboesas. Coloque as bolachas umas sobre as outras, terminando com a bolacha enfeitada com caramelo.


Bom proveito!



Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque