EM FOCO

Receita tradicional do Bacalhau à Braga




"Bacalhau à Braga" 

A receita é simples de fazer. Além do bacalhau frito em azeite e alho, o prato inclui batata frita e uma cebolada com azeite já usado no bacalhau, colorau, sal e vinagre.


INGREDIENTES:

(para 4 pessoas)

4 postas ou lombos de bacalhau demolhado

2 dl de azeite

Farinha de trigo para passar o bacalhau q.b.

3 cebolas

4 dentes de alho

2 folhas de louro

1 colher de sopa de vinagre

1 kg de batatas (Batata Agria Nacional)

Colorau (pimentão doce) q.b.

Salsa picada q.b.

Sal e pimenta q.b.

Azeitonas q.b.


PREPARAÇÃO:

1. Coloque o bacalhau num tacho com água e leve ao lume. Quando a água começar a ferver, desligue o lume e deixe o bacalhau ficar na água durante 5 minutos.  Depois retire-o da água e deixe secar sobre papel absorvente ou um pano.

2. Coloque uma frigideira no lume com o azeite, 2 folhas de louro e 2 dentes de alho. Quando o azeite estiver bem quente, coloque o bacalhau e deixe fritar de ambos os lados. Retire-o da frigideira e coloque-o na travessa onde o irá servir. Reserve o azeite na frigideira.

3. Preparação da cebolada: corte as cebolas e os 2 dentes de alho restantes em lâminas e coloque-os na frigideira onde fritou o bacalhau (tenha o cuidado de retirar primeiro as folhas de louro e os dentes de alho colocados na fritura do bacalhau). Tempere com sal e pimenta e junte o vinagre. Se desejar coloque uma pitada de colorau. Deixe cozinhar até que a cebola fique cozida.

4. Corte as batatas em rodelas e leve-as a fritar em óleo. Depois de fritas coloque-as à volta do bacalhau.

5. Cubra tudo com a cebolada, espalhe as azeitonas e sirva o Bacalhau à Braga.


Nota:  A Batata Agria Nacional é uma variedade de batata de tamanho, relativamente, grande, muito saborosa e ideail para fritar.


Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque