![]() |
| Arroz de Polvo - Fototeca CM Lagos |
O Arroz de Polvo à algarvia é uma especialidade da cozinha portuguesa que combina os sabores do mar com a tradição algarvia.
A preparação do polvo é crucial para o sucesso da receita, mas o segredo está não só no ponto do polvo, mas também na maneira como o arroz é preparado para criar a textura cremosa tão característica dos arrozes de marisco portugueses.
INGREDIENTES:
1 polvo (1,5kg a 2 kg)
3 cabeças de cravinho
2 folhas de louro
1 cebola picada
5 dentes de alho picados
½ pimento vermelho aos cubos
½ pimento verde aos cubos
1 molho de coentros
1 lata de tomate aos pedaços (390g)
300g de arroz carolino
1 cálice de vinho tinto (100ml)
azeite q.b.
sal q.b.
água da cozedura do polvo
PREPARAÇÃO:
Cozer o polvo: numa panela com água a ferver, adicione as cabeças de cravinho e uma folha de louro.
Para garantir que o polvo fique tenro, escaldar 3 vezes, provocando o choque térmico que ajuda a amaciar. Coza durante 40 minutos ou até estar tenro. Reserve a água da cozedura e corte o polvo em pedaços.
Refogado: numa panela, comece com um fio de azeite, louro, cebola e alho. Leve ao lume mexendo até a cebola e o alho ficarem dourados. Depois adicione os pimentos aos cubos e os talos dos coentros. Depois dos pimentos amolecerem um pouco, junte o tomate em pedaços e deixe refogar por mais alguns minutos.
Cozer o arroz: adicione o arroz carolino Cigala e um cálice de vinho tinto e deixe o álcool evaporar completamente.
Utilize a água da cozedura do polvo (o triplo da quantidade do arroz), retifique o sal, e deixe cozer em lume brando durante 12 minutos ou até estar quase no ponto.
Na fase final, junte o polvo cortado em pedaços e envolva delicadamente.
Sirva imediatamente, decore com coentros frescos a gosto.
NOTAS E DICAS:
. Nesta receita é utilizado o arroz carolino da marca "Cigala", mas pode usar outro tipo de arroz da sua preferência desde que tenha atenção ao tempo de cozedura.
. Se preferir, pode substituir o vinho tinto por vinho branco.
. Se é à algarvia, é com coentros, algo que reflete a tradição gastronómica desta região. Os coentros frescos são parte fundamental do sabor tradicional deste prato. Embora possa optar por salsa como alternativa, os coentros proporcionam um sabor autêntico dos pratos de marisco do Algarve.
Bom proveito!
