A Tarta de Santiago é um doce oriundo da vizinha região de Galiza, com origem na Idade Média e no Caminho de Santiago de Compostela.
A Tarta de Santiago é uma deliciosa tarte de amêndoa confecionada com açúcar, ovos e amêndoa, que são os ingredientes principais deste doce. No entanto, há quem prefira a tarte aromatizada com limão, canela e licor de ervas.
Há duas apresentações da tarte, com base ou sem base. A receita que aqui apresento é a tarte simples sem base.
INGREDIENTES:
250 gramas de açúcar branco
250 gramas de farinha de amêndoa (amêndoa triturada finamente)
4 ovos médios
Açúcar em pó q.b.
Canela em pó (opcional)
Raspa de meio limão (opcional)
7 ml de licor de ervas (opcional)
PREPARAÇÃO:
1. Pré-aqueça o forno nos 170ºC.
2. Bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa esbranquiçada. Se quiser aromatizar a massa com licor, adicione-o nesta fase.
3. Adicione a farinha de amêndoa e envolva com a ajuda de uma espátula. Se quiser aromatizar a tarte com limão e ou canela, adicione-os nesta fase.
4. Verta a massa numa forma com 24 cm de diâmetro, forrada com papel vegetal e untada com manteiga, para facilitar o desenformar.
5. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, mas não é necessário que este venha completamente seco.
6. Quando pronto, retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
7. Depois de fria, polvilhe a tarte generosamente com açúcar em pó ou açúcar confeiteiro.
8. Pode decorar a tarte, colocando o molde da Cruz de Santiago em cima e polvilhar com açúcar em pó. Ao retirar o molde, fica o formato da cruz bem definido.
É comum encontrar esta tarte em qualquer localidade da vizinha Galícia, no norte de Espanha, sobretudo em todas as localidades por onde passa o Caminho de Santiago de Compostela, onde os peregrinos podem recarregar as energias com esta iguaria.
ESTÊNCIL
É uma ótima ideia para quem gosta de decorações mais elaboradas e modernas. Pode criar o seu próprio estêncil numa folha ou acetato ou cartolina, como no exemplo abaixo.