EM FOCO

Tarte de amêndoa - a deliciosa torta de Santiago

 


A Tarte de amêndoa, mais conhecida como Tarte de Santiago, é um doce oriundo da vizinha região de Galiza, com origem na Idade Média e no Caminho de Santiago de Compostela.

A tarte simples é confecionada com amêndoa, açúcar e ovos, que são os ingredientes principais deste doce. No entanto, há quem prefira a tarte aromatizada com limão, canela e licor de ervas.

Há duas apresentações da tarte, com base ou sem base. A receita que aqui apresento é a tarte simples sem base.

INGREDIENTES:

250 gramas de açúcar branco

250 gramas de farinha de amêndoa (amêndoa triturada finamente)

4 ovos médios

Açúcar em pó q.b.

Canela em pó (opcional)

Raspa de meio limão (opcional)

7 ml de licor de ervas (opcional)


PREPARAÇÃO:

1. Pré-aqueça o forno nos 170ºC.

2. Bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa esbranquiçada. Se quiser aromatizar a massa com licor, adicione-o nesta fase.

3. Adicione a farinha de amêndoa e envolva com a ajuda de uma espátula. Se quiser aromatizar a tarte com limão e ou canela, adicione-os nesta fase.

4. Verta a massa numa forma com 24 cm de diâmetro, forrada com papel vegetal e untada com manteiga, para facilitar o desenformar.

5. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, mas não é necessário que este venha completamente seco.

6. Quando pronto, retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.

7. Depois de fria, polvilhe a tarte generosamente com açúcar em pó ou açúcar confeiteiro.

8. Pode decorar a tarte, colocando o molde da Cruz de Santiago em cima e polvilhar com açúcar em pó. Ao retirar o molde, fica o formato da cruz bem definido.




É comum encontrar esta tarte em qualquer localidade da vizinha Galícia, no norte de Espanha, sobretudo em todas as localidades por onde passa o Caminho de Santiago de Compostela, onde os peregrinos podem recarregar as energias com esta iguaria.




ESTÊNCIL

É uma ótima ideia para quem gosta de decorações mais elaboradas e modernas. Pode criar o seu próprio estêncil numa folha ou acetato ou cartolina, como no exemplo abaixo.




Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque