EM FOCO

Bolo soufflé de chocolate



Bolo soufflé de chocolate

INGREDIENTES:

90g de chocolate (52% de cacau)
30g de chocolate em pó
1/2 colher de chá de café (solúvel) em pó
1 pitadinha de sal
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
120ml de água a ferver
2 gemas
5 claras
1/2 colher de chá de sumo de limão
40g de farinha para bolos


PREPARAÇÃO:

1. Pré-aquecer o forno a 190°C . Forrar com papel vegetal uma forma redonda com 22cm de diâmetro. (A forma deve ficar toda forrada com papel vegetal e com umas pontas de 2 a 3 cm, para facilitar na altura de desenformar. Não é necessário untar)

2. Numa taça juntar o chocolate partido aos pedacinhos, o chocolate pó, o café em pó, 50g de açúcar, o açúcar baunilhado e o sal. Juntar a água a ferver e misturar com uma vara de arames até o chocolate derreter completamente. Deixar arrefecer.
3. Bater as gemas com 50g de açúcar até obter um creme fofo (+/- 2 minutos). Envolver a mistura do chocolate na mistura das gemas e misturar até ficar tudo bem combinado. Peneirar a farinha e adicionar à mistura anterior, envolver até ficar homogéneo.
4. Juntar o sumo de limão às claras e bater as claras em castelo. Quando as claras começarem a formar picos suaves, adicionar aos poucos o restante açúcar (50g) e bater até ficarem firmes.
5. Adicionar 1/3 das claras à mistura do chocolate e envolver suavemente. Juntar as restantes claras e envolver suavemente na massa, sem bater.
6. Transferir a massa do bolo para a forma previamente preparada e levar ao forno até estar cozido, cerca de 35 a 40 minutos. 
7. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer (nesta altura o bolo irá abater consideravelmente). Desenformar o bolo e retirar o papel vegetal.
8. Sugestão: quando o bolo estiver frio, polvilhar com açúcar em pó. 


Bom proveito!


Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque