![]() |
Bolinhol de Vizela |
INGREDIENTES:
12 gemas
4 ovos
150 gr de açúcar
125 gr de farinha de trigo (peneirada)
1 folha de papel almaço ou vegetal
200 gr açúcar
200 ml de água
PREPARAÇÃO:
1. Forre uma forma retangular com papel almaço ou papel vegetal.
2. Numa tigela, bata as gemas e os ovos com o açúcar até obter uma gemada forte e volumosa.
3. De seguida misture a farinha mexendo com cuidado e sem bater.
4. Deite a massa na forma e leve a cozer, cerca de 25 minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC. O pão de- ó deve ficar um pouco mal cozido.
5. Desenforme após arrefecer um pouco.
6. Entretanto, prepare a calda juntando a água e o açúcar num tacho.
7. Ferva e mantenha durante alguns minutos. Deixe arrefecer um pouco.
8. Espalhe a calda na superfície e nos lados do pão de ló arrefecido.
9. Deixe secar e sirva.
Dicas: A calda deverá ficar branca depois de seca. Pode fazer apenas metade da receita da calda, será suficiente cobrir a parte de cima do bolinhol.
===============
Bolinhol com história
O início da confeção do Pão-de-ló Coberto de Vizela remontará ao ano de 1880, sendo que em 1884 este doce esteve já presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães.
Aproximadamente nesta altura, Joaquina Ferreira Pedrosa da Silva (1874-1922), Doceira de profissão, criou um tipo de Pão-de-ló original designado “Pão-de-ló Coberto de Vizella”.
É crível que Joaquina Ferreira Pedrosa da Silva tenha herdado de sua família o saber e os princípios da confeção desta iguaria, tendo sido garantidamente a D. Joaquina que terá dado os passos decisivos na criação e comercialização do “Pão-de-Ló Coberto de Vizella”, produto com que fundou a "Casa do Pão de Ló Delícia” em Vizela.
Presumivelmente, este doce típico de Vizela foi criado em resposta à necessidade de agradar e surpreender os clientes das Termas, que gostavam de frequentar bons hotéis, restaurantes, bailes e não só, proporcionando assim um doce diferente.
Provar o Bolinhol de Vizela
O Bolinhol de Vizela foi reconhecido como Uma das Maravilhas Doces de Portugal, através do concurso nacional 7 Maravilhas Doces de Portugal, que decorreu em 2019.
O Bolinhol de Vizela, para além de ser um ícone da gastronomia e da cultura vizelense, legado de várias gerações, é um produto significativo para a economia local.
Apreciado sobretudo nas quadras festivas do Natal e da Páscoa, o Bolinhol pode ser adquirido e degustado, durante todo o ano, em Pastelarias do concelho de Vizela, nomeadamente, Casa do Pão de Ló Delícia, Pastelaria Ponto de Pérola, Casa do Bolinhol Kibom e Pastelaria Fina.
Fonte: Turismo do Porto e Norte de Portugal , E.R
Imagem/Foto: Porto e Norte de Portuga - Pastelaria Ponto de Pérola, Vizela
Vizela tem como referências gastronómicas o Bacalhau à Zé do Pipo, o Bolinhol, o Vinho Verde.