Tarte de castanhas do convento receita da Travessa das Bolinhas Vermelhas
INGREDIENTES:
1 base redonda de massa quebrada fresca (de compra ou feita em casa)
700g de castanhas cozidas limpas
70 ml de água
30 ml de anis
4 ovos XL
60g de manteiga sem sal
100g de açúcar granulado
1 c. (chá) de sumo de limão
60g de açúcar em pó
açúcar em pó q.b. para polvilhar
canela em pó q.b. para polvilhar
PREPARAÇÃO:
1. Coloque a massa sobre uma forma tarteira (28 cm), ajustando bem a massa às paredes e ao fundo da forma. Pique a massa com um garfo. Está pronta para rechear. Tape com um pano para a massa não secar. Reserve. (Se preferir pode optar por fazer a massa quebrada em casa)
2. Coloque as castanhas cozidas numa taça, adicione-lhes a água e o anis e esmague-as com a ajuda do esmaga batatas deixando as castanhas com algum granulado. Reserve.
3. Separe as gemas das claras, bata as gemas com o açúcar granulado e reserve.
4. Num tacho, em lume brando, derreta a manteiga e depois junte as castanhas e envolva bem. De seguida adicione as gemas batidas e mexa rapidamente até obter uma mistura homogénea. Tenha cuidado ao adicionar as gemas para estas não cozerem.
5. Deite este preparado numa taça e reserve.
6. Bata as claras em castelo até ficarem em nuvem, depois junte o sumo do limão e o açúcar em pó, aos poucos, batendo sempre até obter umas claras bem firmes e brilhantes.
7. Adicione as claras em castelo ao preparado das castanhas que reservou. Vá envolvendo aos poucos fazendo movimentos de baixo para cima com uma varra de arames até as claras estarem totalmente envolvidas.
8. Vai obter um creme fofo e esbranquiçado, deite-o na forma forrada com a massa quebrada e espalhe-o para que fique distribuído de forma uniforme.
9. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 20 a 25 minutos. Deve ficar dourada sem estar escura.
10. Sirva simples ou decorada com açúcar e canela em pó.