ENSOPADO DE BORREGO TRADICIONAL DE SOUSEL
O Ensopado de Borrego é um prato alentejano, composto por carne de borrego, servido sobre fatias de pão e/ou acompanhado de batata cozida, que apresenta diversas variações consoante a região do Alentejo.
O Ensopado de Borrego tem destaque na gastronomia tradicional de Sousel, tendo uma ligação profunda à época da Páscoa e ao Equinócio da Primavera, sendo degustado principalmente nesta altura do ano.
SOUSEL, VILA PORTUGUESA
Sousel é uma vila portuguesa localizada no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.
Situada numa calma e singular planície, Sousel é um território único, onde reina a simpatia das suas gentes e o saber acolher tão característico e típico das vilas alentejanas.
SOUSEL, CAPITAL DO BORREGO
Sousel, na região do Alto Alentejo, é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais.
Sousel é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. Ao longo dos séculos, a polaridade de pequenos produtores fez com que a sua cultura ficasse intimamente ligada ao borrego. Pastorícia, produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria, são algumas das principais atividades económicas que marcam o concelho.
Hoje, o concelho afirma-se como o maior produtor e fornecedor de carne de borrego do país, com muitas explorações, levando o Município a criar e registar a marca territorial "Sousel, Capital do Borrego".
GASTRONOMIA DE SOUSEL
Da gastronomia de Sousel, o destaque vai para o Borrego, em ensopado ou assado, o Sarrabulho, o Coelho frito, assado na brasa ou à caçador, a Perdiz de escabeche, a Codorniz frita, a Tarte de caça e a Feijoada de Lebre. A doçaria contempla bolo de azeite e mel, bolo de amêndoa alentejano, bolo de requeijão à antiga, fidalgo, arroz doce alentejano entre outros.
INGREDIENTES:
Borrego, cebola, alho, tomate, salsa, folha de louro, pimenta, sal grosso, pimentão-doce, azeite, vinho branco, vinagre, pão, batata e hortelã.
PREPARAÇÃO:
Corta-se a carne aos pedaços, tempera-se com sal, alho esmagado ou picado, louro, pimentão, pimenta e vinho e deixa-se marinar, pelo menos três horas.
Num tacho, deita-se o azeite e aloura-se a carne, junta-se a cebola picada e refoga-se, acrescenta-se a marinada e o tomate migado muito miudinho e refoga-se.
Quando a carne estiver cozida, junta-se o vinagre e retificam-se os temperos Serve-se sobre fatias de pão duro, torrado ou frito e acompanha com as batatas cozidas. Decore com um raminho de hortelã.
SUGESTÕES:
Apresentação: No empratamento sugerimos que use um prato tradicional alentejano.
Bom proveito!