INGREDIENTES:
600 g de lombos de Bacalhau (2 lombos) pronto a cozinhar
600 g de batatas
1 dl de leite (para o puré)
Água e leite (para o bacalhau)
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de maionese
Azeitonas q.b.
Pimentos morrones q.b. (pimentos assados em conserva)
Salsa picada q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Farinha para passar
PREPARAÇÃO:
1. Ligue o forno a 200 °C.
2. Puré de batata: Leve ao lume um tacho com água e sal, junte as batatas sem pele e cortada aos cubos e deixe cozer. Depois retire da água e reduza a puré. Junte o leite e a noz-moscada e retifique os temperos. Envolva bem e reserve.
3. Prepare o bacalhau: Numa panela com 1/2 litro de leite e 1/2 litro de água, coza os lombos de bacalhau, durante 3 minutos. Retire e seque-os bem com um pano de cozinha ou com papel absorvente.
4. Aqueça o azeite numa frigideira, passe os lombos de bacalhau por farinha e leve-os a fritar de ambos os lados. Depois escorra-os e coloque-os num prato de forno. Reserve o azeite.
5. Corte as cebolas em meias luas e pique o alho. Refogue a cebola e o alho no azeite e disponha-os por cima do bacalhau.
6. Coloque o puré num saco de pasteleiro e disponha-o à volta. (Se não tiver um saco pasteleiro, use a sua habilidade).
7. Cubra o bacalhau com a maionese e leve ao forno até ficar douradinho.
8. Retire o Bacalhau à Zé do Pipo do forno e sirva com os pimentos morrones e as azeitonas. Polvilhe com salsa picada e sirva.
Bom apetite!
História do Bacalhau à Zé do Pipo de Vizela
O Bacalhau à Zé do Pipo é representativo da história gastronómica de Vizela.
Criado em 1940 no Porto, chegou depois a Vizela quando Carlos Alberto Cabral (2º Conde de Vizela, que concebeu a Casa e o Parque de Serralves) e Delfim Ferreira (2º proprietário da Casa de Serralves) recrutaram para Vizela um cozinheiro, para confecionar este prato.
Um prato consensual e agregador de elementos gustativos que resultam da junção de ingredientes fundamentais da cozinha tradicional portuguesa como sendo o próprio bacalhau, acompanhado pelo puré de batata, a cebola, o alho, o azeite, o pimento, a maionese, entre outros.
Para além das raízes históricas, ao longo das últimas décadas, o Bacalhau à Zé do Pipo tem sido confecionado nos vários restaurantes do Concelho de Vizela, assim como muito requisitado por todos os que o visitam, pelo que a Câmara Municipal o assumiu naturalmente como prato típico, também ele demonstrativo da boa cozinha dos restaurantes de Vizela.
Fonte: Município de Vizela
Vizela tem como referências gastronómicas o Bacalhau à Zé do Pipo, o Frango Merendeiro, o Bolinhol, o Vinho Verde.