
Bacalhau à Gomes de Sá
O bacalhau à Gomes de Sá é uma das receitas mais tradicionais portuguesas. É muito simples, termina no forno e é uma boa ideia para um almoço ou jantar em família.
É um prato originário e típico da cidade do Porto, capital da região Norte de Portugal.
O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, o que revela a sua grande importância para a culinária portuguesa.
INGREDIENTES:
700 g bacalhau
250 g cebola em rodelas
1 kg batatas
100 ml azeite
3 ovos
Salsa q.b.
1 folha de louro
Azeitonas q.b.
Sal e pimenta q.b.
1. Coza o bacalhau. Depois de cozido, retire da água, deixe amornar e retire as peles e as espinhas, reserve.
2. Descasque as batatas, lave-as e corte-as em rodelas. Leve-as a cozer em água temperada de sal.
3. Depois de cozidas retire-as da água e coloque-as num tabuleiro.
4. Disponha o bacalhau lascado por cima das batatas.
5. Leve a cebola e refogar com o azeite até que fique douradinha com uma folha de louro. Tempere com sal e pimenta e retire do lume.
6. Disponha a cebolada por cima do bacalhau.
7. Leve os ovos a cozer durante 12 minutos depois de começarem a ferver. Retire, coloque em água fria até que fiquem bem frios, depois corte em rodelas.
8. Disponha os ovos por cima da cebolada.
9. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus até ficar bem quente.
10. Retire e sirva polvilhado com salsa picada (se preferir pode optar por coentros) e azeitonas.
Bom proveito!
Qual é a origem do Bacalhau à Gomes de Sá?
É um prato originário e típico da cidade do Porto, capital da região Norte de Portugal, muito apreciado pelo seu sabor e requinte, normalmente acompanhado com Vinho Verde ou Vinho do Douro.
Alguns pratos tradicionais da culinária recebem o nome de seus criadores: esse é o caso do Bacalhau à Gomes de Sá, receita da autoria de José Luís Gomes de Sá Júnior, que nasceu no Porto em 1851, e faleceu no ano de 1926. Negociante de bacalhau, sediou o seu negócio num armazém da Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto, tendo vendido a receita ao seu colega e melhor amigo João, cozinheiro do Restaurante Lisbonense, localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto.
A receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas amaciadas em leite durante cerca de uma hora a duas horas para depois ser refogado em azeite, alho, cebola, acompanhado com azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.