EM FOCO

Cabrito assado no forno




cabrito assado no forno é uma receita muito tradicional de Portugal, servida sobretudo em ocasiões especiais.


INGREDIENTES:

1 cabrito pequeno

6 dentes de alho esmagados

2 cebolas

1l de vinho branco bom

2 folhas de louro

pimenta q,b,

sal e azeite q.b.

Batatas (podem ser pequenas ou grandes cortadas aos quartos).



Arroz de miúdos

750g de arroz vaporizado

os miúdos do cabrito

1 cebola pequena 

2 dentes de alho

1/2 chouriço de carne

150g de bacon picado

1 c. café de cominhos

2 folhas de louro

pimenta q.b.

azeite q.b.

sal q.b.



PREPARAÇÃO:

Cabrito assado:

Corte o cabrito em pedaços e lave bem. Faça uma marinada com os alhos esmagados, sal, o louro, a pimenta e o vinho branco e junte o cabrito envolvendo bem. Deixe ficar assim de um dia para o outro.

Corte as cebolas em laminas e coloque no fundo de uma assadeira. Por cima coloque o cabrito, as batatas e regue com a marinada e bastante azeite. Retifique os temperos. Leve a assar em forno médio durante 45 minutos. Depois aumente a temperatura e deixe assar mais um pouco, até ficar bem douradinho.

Arroz de miúdos:

Limpe os miúdos do cabrito rejeitando as gorduras e leve-os a cozer em água com as folhas de louro, sal,  e um pouco de pimenta. Depois de cozidos, deixe arrefecer e corte em pedacinhos pequeninos. Reserve a agua da cozedura.

Pique a cebola e os alhos, regue com azeite e leve a refogar. Quando a cebola estiver douradinha, adicione os miúdos do cabrito, o chouriço e o bacon picado, os cominhos e deixe fritar. Junte o arroz, envolvendo bem.

Deixe fritar e regue com a água da cozedura dos miúdos. Um pouco mais que o volume do arroz. Deixe cozinhar 5 minutos, regue com um pouco de molho do assado e retifique os temperos. Transfira o arroz para um recipiente de forno. Por cima coloque algumas partes do cabrito e leve ao forno mais 10 minutos. para terminar de cozer o arroz e secar.



Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque