As Cavacas de Resende são uma delícia da doçaria tradicional, conhecida desde tempos imemoriais, ainda é feita, por regra, à moda antiga, mexida à mão e cozida nos fornos alimentados a lenha, tal como faziam no tempo dos nossos avós.
A Cavaca, que mede cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura necessita para a sua confeção de poucos ingredientes: ovos, farinha e açúcar. A receita para 12 cavacas é a seguinte:
INGREDIENTES:
- 280 g de farinha
- 250 g de açúcar
- 6 ovos inteiros + 7 gemas
- Margarina para untar
- Farinha para polvilhar
Para a calda:
- 150 g de açúcar
- 1,5 dl de água
- 2 colheres (sopa) de Vinho do Porto
Para glace:
- 2 claras
- 4 colheres (sopa) de açúcar em pó
PREPARAÇÃO:
2. Deite a mistura anterior para o tabuleiro e leve ao forno durante 35 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.
3. Prepare a calda: deite a água e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe ferver. Desligue o lume, junte o Vinho do Porto e deixe arrefecer. Faça também a glace: bata as claras em castelo, junte o açúcar em pó e misture bem.
4. Corte o bolo em fatias retangulares, regue-as com a calda, cubra cada fatia com a glace, deixe secar antes de servir.
Considerações
Segundo o método artesanal, a massa bate-se num aparelho movido à mão denominado “banco” (utensílio constituído por um alguidar dentro de um banco, ladeado por umas correias que batem a massa), devem utilizar-se ovos muito frescos e caseiros e a sua cozedura deve realizar-se no forno a lenha, numa apologia do que é tradicional é bom.
Depois da cozedura, são cobertas com a calda já referida e o resultado são doces maravilhas, que acompanhadas por um cálice de vinho do Porto, fazem as delícias de muitos.
Mas, não se iludam os que tencionam confecionar esta iguaria, pois, para além de a tradição ser um dos segredos do sucesso, há quem afirme que as Cavacas são um doce fino que só as mulheres de Resende o sabem fazer.