Os Fidalguinhos de Braga, também chamados de “Biscoitos Fidalgos”, ou simplesmente “Fidalguinhos”, são biscoitos secos e crocantes, com ligeiro sabor a canela e limão.
Apresentam uma forma característica, como uma perna cruzada.
Os Fidalguinhos de Braga são um doce tradicional bracarense, com origem na doçaria conventual da cidade, fazendo parte do receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios de Braga, como refere Alfredo Saramago, no seu livro “Cozinha do Minho” (2000).
A sua forma característica, como se de uma perna cruzada se tratasse, constituía uma sátira aos nobres hereditários, aludindo aos fidalgos que não tinham de se esforçar muito para conseguirem aquilo que queriam.
Os Fidalguinhos são presença obrigatória na gastronomia de Braga, e são servidos sobretudo na Páscoa.
INGREDIENTES:
300gr de farinha com fermento
100 gr de açúcar
50gr de manteiga
2 ovos
2 gemas
1 colher de chá de canela
raspa de 1/2 limão
manteiga qb para untar o tabuleiro
farinha qb para polvilhar o tabuleiro
PREPARAÇÃO:
1. Peneire a farinha com o açúcar para uma taça e junte os ovos, as gemas, a Manteiga Agros, a raspa do limão e a canela. Amasse tudo muito bem.
2. Deixe a massa repousar durante 30 minutos.
3. Aqueça o forno a 180ºC
4. Enquanto o forno aquece, molde rolinhos finos e compridos, da largura de um dedo mindinho. Depois dobre ao meio e torça para que ganhem a sua forma característica.
5. Coloque-os num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e leve ao forno cerca de 15 minutos até ficarem douradinhos.
6. Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro durante uns minutos até endurecerem.