EM FOCO

Língua de porco fumada com ervilhas e ovos escalfados



Receita da Língua de porco fumada com ervilhas e ovos escalfados, prato tradicional do Montijo, onde se realiza, bienalmente, a Feira Nacional do Porco.


INGREDIENTES:

- Ervilhas congeladas ou frescas 1 kg

- Uma língua de porco, fumada

- Toucinho 100 g

- Cebola 1

- Dentes de alho 2

- Ovos 5

- Vinho branco 1 copo

- Tomates maduros 4

- Sal q.b.

- Azeite 2 colheres de sopa


PREPARAÇÃO:

Num tacho, levar a lume médio o azeite, a cebola e os alhos e deixar refogar um pouco.

Cortar a língua, de referência de cura artesanal, às rodelas e o toucinho em fatias finas, adicionar ao refogado e deixar dourar.

De seguida, adicionar os tomates, sem pele, sem grainhas e cortados aos pedaços pequenos. Mexer tudo muito bem e deixar refogar por mais aproximadamente cinco minutos ou até o tomate já está cozinhado.

Juntar o vinho branco e deixar ferver até começar a evaporar. Deixar ferver sempre a lume médio durante mais cinco minutos.

Adicionar as ervilhas, mexer tudo muito bem e cobrir as ervilhas com a água (se as ervilhas forem frescas convém adicionar mais um copo de água e deixar cozer um pouco mais de tempo até ficarem prontas).

Tapar a panela e deixar apurar durante aproximadamente 15 minutos, sempre a lume médio-baixo. Provar com uma colher, e se achar que o molho já está apurado partir os ovos e juntá-los no tacho um a um, com cuidado para não partir as gemas. Tapar a panela.

Esperar cinco minutos para que os ovos escalfem

Fonte: Município de Montijo

Foto: Sabores Apurados


Acompanhe as receitas 






Doçaria Regional - em destaque



Pratos tradicionais - em destaque